Segunda, 17/12/2018 

TRAGÉDIA: CRIANÇA MORRE APÓS SOFRER DESCARGA ELÉTRICA NA ZONA RURAL DE SÃO LUÍS

Carlos Oliveira de Lima, de 11 anos, saiu de casa para comprar pão quando acabou tocando em um cabo elétrico energizado, que estava no meio da rua, na Vila Maracujá.

G1 MA 

Uma criança de 11 anos identificada como Carlos Oliveira de Lima morreu na manhã deste domingo (16) vítima de descarga elétrica, na Vila Maracujá, zona rural de São Luís. As informações de testemunhas à Polícia Militar dão conta de que a criança se aproximou e tocou em um cabo elétrico energizado e não resistiu aos graves ferimentos.

Imagem ilustrativa 

O caso é investigado pela Polícia Civil. Informações de testemunhas aos policiais militares que atenderam a ocorrência são de que a criança, por volta das 7h, saiu de casa para ir comprar pão perto de sua residência. No caminho, Carlos Oliveira de Lima acabou encostando no cabo que estava partido em via pública e sofreu uma descarga elétrica.

A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) não informou se foi alertada com registros de ocorrências por moradores relatando o risco eminente de acidente e nem como o cabo se rompeu. Por meio de nota, a empresa disse está acompanhando as investigações e que só “após a perícia técnica, realizada pelas autoridades competentes, será possível conhecer todos os detalhes e esclarecer com precisão as causas deste trágico e lamentável”.

NOTA DA CEMAR

Sobre o acidente ocorrido com o menor Carlos Oliveira de Lima na manhã do domingo, 16, a Cemar esclarece que já iniciou os trabalhos de investigação e informa que irá acompanhar o trabalho da perícia técnica.

Somente após a perícia técnica, realizada pelas autoridades competentes, será possível conhecer todos os detalhes e esclarecer com precisão as causas deste trágico e lamentável.

Por fim, a Cemar orienta às pessoas para não se aproximarem de cabos ou fios caídos. Situações dessa natureza devem ser comunicadas por meio da Central 116, informando o endereço com ponto de referência, para que a Cemar possa enviar uma equipe de plantão ao local e adotar as medidas técnicas e de segurança necessária.

Sábado, 15/12/2018

PM DO MARANHÃO É ALVEJADO COM DOIS TIROS NA ZONA SUDESTE DE TERESINA

O policial foi identificado como Leonardo Pereira da Silvam, de 29 anos.

Do MA 10

Um policial militar do Maranhão foi vítima de disparo de arma de fogo na noite de ontem (14) na zona Sudeste de Teresina. O caso ocorreu por volta das 20 horas no bairro Renascença, próximo ao 24º Distrito Policial. Ele levou dois tiros, um no abdômen e outro na mão, mas houve, pelo menos, três disparos.

Foto Ilustrativa: (Arquivo MA10)

O policial foi identificado como Leonardo Pereira da Silvam, de 29 anos. O capitão Izenilson Cardoso, do 8º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, declarou ao Cidadeverde.com que as circunstância do crime ainda estão sendo apuradas.

“No momento as informações são preliminares e estamos fazendo o levantamento da dinâmica. É muito cedo para confirmar se foi assalto ou não, por exemplo”, comentou o capitão.  Também não há informações sobre os possíveis suspeitos.

Leonardo foi levado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).  O HUT informou que o paciente está na sala de recuperação e já passou por cirurgia. Ele fez uma laparotomia exploradora.

Sexta-feira, 14/12/2018

POLÍCIA FEDERAL PRENDE SERVIDORES DOS CORREIOS POR FURTOS EM AGÊNCIAS NO MARANHÃO

Operação foi deflagrada em sete municípios depois de investigação que apontou organização criminosa em com membros dentro de agências no interior do Maranhão.

Do G1 MA 

A Polícia Federal deflagrou a operação “Hermes e o Gado II”, na manhã desta quinta-feira (13), contra servidores dos Correios, que furtaram dinheiro do Banco Postal em agências nos municípios Pio XII, São Luís Gonzaga, Matões do Norte, Urbano Santos, São Benedito do Rio Preto, Monção e Miranda do Norte, todas no interior do Maranhão. Somados os furtos as agências superam R$ 1 milhão.

A operação contou com o apoio da Superintendência dos Correios no Maranhão e chegou ainda a crimes como fraudes em benefícios do Bolsa Família e previdenciários.

Os policiais prenderam cinco pessoas, sendo quatro por mandados de prisão preventiva e um de prisão temporária, além de cumprir 11 mandados de busca e apreensão nos municípios São Luís, Itapecuru, Imperatriz, Bacabal, Santa Inês e Santa Luzia e Redenção, este no Pará. Com os investigados, a polícia encontrou ainda drogas e R$ 6 mil, que foram apreendidos.

Segundo investigações da Polícia Federal, em Pio XII, houve relação direta entre os crimes contra a agência e ações de uma facção criminosa com atuação em boa parte do Maranhão. “Foi identificado, notadamente no município de Pio XII, o envolvimento de pessoas ligadas a uma organização criminosa (Orcrim) que se intitula Bonde dos 40. Os desfalques à agência dos Correios da cidade foram utilizados como forma de capitalizar a organização criminosa”, diz a PF em nota.

A Polícia Federal revelou que a forma de agir dos criminosos sempre envolvia um servidor com acessos ilimitados na agência, como o gerente. Ou ele furtava direto do cofre da agência ou facilitaria para a ação de outros.

Em algumas situações, a PF identificou que a maioria do dinheiro foi retirado do cofre ficando uma pequena quantia. Desta forma, com o desfalque na agência, a informação passada pelo servidor dos Correios ao sistema bancário era forma superficial e dava conta de que o cofre estaria “cheio”. Depois disto, um assalto era planejado e no fim das contas, a ideia que se passava era que no assalto, todo o dinheiro do cofre havia sido levado.

Além dessa forma de desfalque do dinheiro público, a PF identificou também a ativação de cartões de benefícios do Bolsa Família e previdenciários feito pelos servidores dos Correios. Segundo os investigadores, “o gerente possuía acesso aos sistemas corporativos, habilitava os cartões de benefício, até para pessoas mortas, o que possibilitava a obtenção de empréstimos bancários com os documentos esquentados”.

Participaram da operação, 60 policiais federais Maranhão, Pará, Piauí e Ceará; policiais militares Batalhão de Choque do Maranhão, com cães farejadores.


Quinta-feira, 13/12/2018 

117 MUNICÍPIOS DO MA ESTÃO EM SITUAÇÃO DE ALERTA PARA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

Todos os municípios enviaram informações sobre o levantamento de infestação pelo Aedes; A capital, São Luís, está em situação de alerta

Do G1 MA 

O Maranhão possui atualmente 117 cidades estão em situação de alerta ou risco de surto de dengue, zika e chikungunya, segundo o novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018. Desse total, 94 estão em alerta e 23 em risco de surto das doenças. Outras 100 estão em situação satisfatória.

A capital, São Luís, está em situação de alerta. No estado, a maior parte dos criadouros foi encontrada em depósito de água contabilizando 1.177, seguida de depósitos domiciliares com 317 e lixo contendo 147.

Todas as capitais do país realizaram um dos monitoramentos de mosquito: 25 realizaram o LIRAa; e duas, armadilhas. Estão com índices satisfatórios os municípios de São Luís (MA), Curitiba (PR), Teresina (PI), João Pessoa (PB), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Macapá (AP), Maceió (AL), Fortaleza (CE) e Aracaju (SE). As capitais com índices em estado de alerta são: Manaus (AM), Belo Horizonte (MG) Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belém (PA), Vitória (ES), Salvador (BA), Porto Velho (RO), Goiânia (GO) e Campo Grande (MS).

Já as capitais Palmas (TO), Boa Vista (RR) Cuiabá (MT) e Rio Branco (AC) estão em risco de surto de dengue, zika e chikungunya por apresentarem Índice de Infestação Predial (IIP) igual ou superior a 4%. As capitais Natal (RN) e Porto Alegre (RS) fizeram o levantamento por armadilha. Todas as formas de coleta de dados ocorreram no período de outubro e novembro deste ano.

Dados Nacionais

Em todo o país, 5.358 municípios, 96,2% da totalidade de cidades, realizaram algum tipo de monitoramento do mosquito transmissor dessas doenças, sendo 5.013 por levantamento de infestação (LIRAa/LIA) e 345 por armadilha. A metodologia armadilha é utilizada quando a infestação do mosquito é muito baixa ou inexistente.

O Ministério da Saúde recomenda aos municípios que realizem ao menos quatro vezes ao ano o LIRAa. Em janeiro de 2017, a pasta publicou Resolução nº 12 que torna obrigatório o levantamento entomológico de infestação por Aedes aegypti pelos municípios e o envio da informação para as Secretarias Estaduais de Saúde e destas, para o Ministério da Saúde. A realização do levantamento está atrelada ao recebimento da segunda parcela do Piso Variável de Vigilância em Saúde, recurso extra que é utilizado exclusivamente para ações de combate ao mosquito. Até então, o levantamento era feito a partir da adesão voluntária de municípios.

Quarta-feira, 12/12/2018 

COVARDIA:  HOMEM ARRANCA E MASTIGA LÁBIO DE EX-MULHER NO MARANHÃO

Blog do Neto Weba 

Um homem, não identificado, mordeu, arrancou e mastigou o lábio da ex-companheira no município de Barra do Corda,localizado á 444 km de São Luis. O caso foi confirmado pelo delegado Renilto Ferreira.

Ele, que está investigando o caso, deu detalhes do fato chocante. “Ele arrancou na mordida, mastigou na frente dela e comeu”, contou.

A mulher foi encaminhada à Brasília (DF), onde passa por cirurgia. Ainda de acordo com o delegado, foi solicitado o corpo de delito e ele espera concluir o inquérito nesta semana, logo após encontrar e interrogar o autor desta crueldade.


Quarta-feira, 05/12/2018

ASSEMBLEIA APROVA PROJETO DO GOVERNADOR FLÁVIO DINO QUE AUMENTA ICMS NA GASOLINA E OUTROS ITENS

24 aprovaram o projeto, 7 foram contra e houve uma abstenção. Veja o voto de cada deputado.

G1 MA 

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovou nesta quarta-feira (5) o Projeto de Lei n° 239/18, de autoria do governador Flávio Dino. A proposta é alterar a Lei nº 7.799, de 19 de dezembro de 2002, que dispõe sobre o Sistema Tributário do Estado do Maranhão e inclui novos itens e valores de cobrança no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A maioria dos deputados rejeitou um pedido do deputado Adriano Sarney (PV) para que a votação fosse nominal. O placar final teve 24 votos aprovando o projeto, 7 contra e uma abstenção. Confira os votos de cada deputado:

Votaram a favor:

  • Antonio Pereira (DEM)
  • Bira do Pindaré (PSB)
  • Cabo Campos (PEN)
  • Edivaldo Holanda (PTC)
  • Edson Araújo (PSB)
  • Fábio Macedo (PDT)
  • Franscisca Primo (PCdoB)
  • Glalbert Cutrim (PDT)
  • Hemetério Weba (PP)
  • Júnior Verde (PRB)
  • Levi Pontes (PCdoB)
  • Marco Aurélio (PCdoB)
  • Marcos Caldas (PTB)
  • Neto Evangelista (DEM)
  • Paulo Neto (DEM)
  • Rafael Leitoa (PDT)
  • Raimundo Cutrim (PCdoB)
  • Ricardo Rios (SD)
  • Rogério Cafeteira (DEM)
  • Sérgio Frota (PR)
  • Stênio Rezende (DEM)
  • Valéria Macedo (PDT)
  • Vinícius Louro (PR)
  • Zé Inácio (PT)
Votaram contra:
  • Adriano Sarney (PV)
  • César Pires (PV),
  • Léo Cunha (PSC)
  • Max Barros (PMB)
  • Nina Melo (MDB)
  • Roberto Costa (MDB),
  • Wellington do Curso (PSDB)

Abstenção:

  • Eduardo Braide (PMN)
Projeto de Lei n° 239/18

O Projeto de Lei assinado por Flávio Dino altera alguns itens da Lei nº 7.799:

  1. Inclui o inciso II-A do Artigo 23, que passa a instituir a alíquota de 16,5% nas operações internas e de importação do exterior realizadas com óleo diesel e biodiesel.
  2. Acrescenta o item 5 na alínea “a” do inciso IV, que inclui refrigerantes na lista de itens que possuem cobrança de 25% na alíquota do ICMS.
  3. Inclui a alínea “c” ao inciso I do Artigo 88. De acordo com o projeto, também será cobrado o valor de 1% em alíquotas de IPVA a veículos automotores adquiridos por locadora de veículos para uso exclusivo na sua atividade empresarial.
  4. Acrescenta o inciso VII no Artigo 23. Nesse inciso, o projeto de lei institui a cobrança de 28,5% de ICMS nas operações internas e de importação do exterior realizadas com os seguintes produtos:
  • Armas e munições
  • Bebidas alcoólicas, cervejas e chopes
  • Bebidas isotônicas
  • Bebidas energéticas
  • Embarcações de esporte e de recreação, inclusive esquis aquáticos, kites e jets ski
  • Rodas esportivas para automóveis
  • Veículos aéreos não tripulados ou remotamente pilotados, tipo drones
  • Outras aeronaves de uso civil;
  • Gasolina
  • Joias de metais preciosos ou de metais folheados ou chapeados, de metais preciosos e de pérolas naturais ou cultivadas, de pedras preciosas ou semipreciosas, pedras sintéticas ou reconstituídas


Leia mais... 

Terça-feira, 04/12/2018 

CAXIAS: JOVEM MORRE VÍTIMA DE DESCARGA ELÉTRICA DE CELULAR QUE ESTAVA CARREGANDO 

Um jovem de 17 anos morreu na madrugada desta segunda-feira (3) depois de receber uma descarga elétrica ao usar o celular ligado na tomada de uma residência no povoado Carro Velho, zona rural de Caxias.

O caso aconteceu por volta das 3h da manhã. A vítima foi identificada como sendo Antônio Francisco Ribeiro de Souza.

Segundo levantamento da Polícia Civil, Antônio Francisco escutava música no celular e relampejava no momento do acidente.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado para atender a ocorrência. Segundo a diretora do Samu, Rita Paz, "a equipe constatou que o paciente encontrava-se sem sinais vitais, extremidades cianóticas, pupilas midriáticas e não reagentes".

Extraído da Web Rádio Caxias 

Terça-feira, 04/12/2018

POLÍCIA PRENDE BANDIDOS ENVOLVIDOS EM ASSALTO EM AGÊNCIA BANCÁRIA EM BACABAL; PARTE DO DINHEIRO ROUBADO É RECUPERADO

Segundo a polícia, 13 homens foram presos, três morreram e três ficaram feridos durante abordagem policial que ocorreu na noite de segunda-feira (3) em Santa Luzia do Paruá.

G1 MA 

A Polícia Militar prendeu, na noite de segunda-feira (3), treze homens suspeitos de estarem envolvidos com a quadrilha que assaltou o Banco do Brasil, ocorrido no último dia 25 de novembro em Bacabal. Ainda segundo a polícia, três suspeitos morreram e três ficaram feridos durante a ação policial no município de Santa Luzia do Paruá, a 370 km de São Luís.

De acordo com a polícia, os suspeitos estavam em uma carreta com parte do dinheiro roubado do banco de Bacabal e seguiam para Santa Luzia do Paruá onde foram abordados pelos policiais. Inicialmente o motorista era tratado como vítima, mas após depoimento dos assaltantes, os policiais o colocaram como integrante do grupo criminoso.

Ainda segundo a polícia, houve troca de tiros na ação e os suspeitos afirmaram que iriam resgatar parte do bando que participou do ataque em Bacabal.

Durante a prisão, a polícia apreendeu armas e munições que estavam em poder dos criminosos, além de malotes com cédulas que os policiais acreditam pertencer a agência do Bando do Brasil de Bacabal. Não foi divulgado o valor recuperado. Foram apreendidas 11 fuzis, duas metralhadoras calibre .50 (artilharia anti-aérea), duas pistolas e coletes. Os policiais acreditam que este arsenal é alugado de outros bandidos.

ASSALTO EM BACABAL

Uma quadrilha assaltou uma agência bancária na cidade de Bacabal no último dia 25 de novembro, trocou tiros com policiais, incendiou viaturas e pode ter conseguido roubar cerca de R$ 100 milhões do local. A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) acredita que o grupo criminoso que invadiu a cidade era composto por, pelo menos, 30 integrantes, e que alguns assaltantes ainda estão escondidos na região. A polícia segue com bloqueios em Bacabal e cidades vizinhas.

Ainda de acordo com a polícia, desse montante, R$ 3, 7 milhões já foram recuperados. Entre os presos por furto por terem recolhido dinheiro após a explosão da agência estão o policial militar do Piauí, André dos Anjos de Sousa, e um bombeiro militar da própria cidade de Bacabal, Luís Gustavo Lima Mendes. Na tarde do dia 27 de novembro, após prestar esclarecimentos o policial militar foi liberado e vai responder em liberdade.

Na ação, quatro pessoas morreram: três assaltantes e um morador da cidade. Outro morador também foi atingido por disparos, mas se recuperou no hospital da cidade.

A polícia disse que o chefe do grupo criminoso é o baiano Zé do Lessa, que monitorou o assalto de fora do país. Não há informação ainda se ele estava neste comboio de resgate interceptado pela polícia em Santa Luzia do Paruá.


JOVEM QUE FUGIU COM A FILHA E CANTOR SERTANEJO EM SÃO PAULO, É PRESO EM POUSADA DE SÃO LUÍS 

Taina, 18 anos, e a filha Sofia de oito meses, foi encontrada aqui em São Luís numa pousada no Calhau, junto com um cantor sertanejo suspeito de sequestrá-las em São Paulo

Luis Cardoso 

Ontem, o marido da Taina e pai de Sofia, Raual Kennedy Silva comemorou com churrasco, a Pilar do Sul, a notícia do aparecimento das duas e disse que foi a melhor notícia de sua vida.

Ocorre, porém, que a mãe da bebê não quer voltar pro marido e nem entregar a filha pra ele. Taina apareceu em um vídeo dentro de um carro dirigido pelo cantor dizendo que está sendo bem tratada e assumiu o novo romance.

Tainá, o cantor e filha de oito meses

Para outras pessoas, ela alegou que fugiu de casa desde o dia 3 de novembro por causa de maus tratos que recebia do marido, assim como as necessidades que passava. Chegou a informar que nem leite a criança tinha.

Rau conheceu o cantor Luis Fernando Lourenço em Sorocaba, com quem foi trabalhar na entrega de out door para shows que o sertanejo faria em outras cidades. Ele nunca desconfiou da traição.

A polícia paulista que investiga o caso passou a tratar o sumiço das duas como “subtração de incapaz”, além de enquadrar o cantor como sequestrador. Contra ele pesa ainda o crime de estelionato por aplicar golpes em mulheres que estavam procurando namoros ou casamentos pela internet.

NO INTERIOR DO MARANHÃO ESPOSA APANHA DO MARIDO APÓS FLAGRA-LO NA CAMA COM OUTRO HOMEM 

Blog do Sérgio Matias 

Um homem identificado como Gilvan Nogueira de Sousa, de 28 anos , morador de São Luís Gonzaga do Maranhão, foi preso e apresentado na Delegacia do 1º Distrito Policial de Bacabal após agredir fisicamente a esposa identificada como  Giovana da Silva Braga, 19 anos 

De acordo com a esposa, a motivação seria por conta de ela ter flagrado o marido na cama com outro homem. “Ele tinha saído para a casa da mãe dele e fui lavar roupa no quintal. Ele custou e quando retornou foi um pouco embriagado, aí começamos a discutir e ele saiu para a casa de um amigo. Quando fui atrás peguei eles dois na cama. Ele colocou a mão na cabeça e correu para o quintal, aí depois agarrou no meu pescoço e me arranhou”, disse chorando.

Ela também declarou que não sabe o que vai dizer para a filha do casal que viu o pai saindo preso na viatura da polícia. “Dói ver os filhos da gente chorando. Nunca desconfiei disso. O Zé [amigo do suspeito] eu sabia que era homossexual, mas meu marido não. A gente vivia juntos há cinco anos, eu deixei tudo para trás, dediquei minha vida para ele.

CORPO É ENCONTRADO DEBAIXO DA PONTE BANDEIRA TRIBUZZI, EM SÃO LUÍS 

MA 10 

Na manhã desta segunda-feira (3), por  volta das 7h20, um corpo foi encontrado debaixo da Ponte Bandeira Tribuzzi, em São Luís.

Além do Corpo de Bombeiros e da Superintendência De Homicídios E Proteção à Pessoa(SHPP), um helicóptero do GTA também está no local para facilitar na retirada do cadáver que está em uma região de mangue.

Ainda não há informações da identificação do corpo.

PREFEITO ASSASSINADO NESTE DOMINGO EM DAVINÓPOLIS TEVE FILHO SEQUESTRADO E MORTO POR DOIS PMS EM 2008

Blog do Naã Ramos 

O filho do prefeito Ivanildo, que foi assassinado neste domingo (11), em Davinópolis, o universitário Ivanildo Paiva Barbosa Júnior, também foi sequestrado e assassinado em 2008. Na época, a polícia concluiu que tratava-se de crime de encomenda e que dois policiais militares estiveram envolvidos no sequestro. A vítima tinha 19 anos e havia desaparecido no dia 13 de setembro.

Policiais envolvidos no sequestro e morte de filho de prefeito assassinado esse fim de semana 

O carro dele foi achado na Estrada do Arroz sem placas, já o corpo localizado uma semana depois em uma cova rasa próximo ao lugar onde o carro foi abandonado.

Policiais envolvidos foram condenados

Os ex-policiais militares Smailly Araújo Carvalho da Silva e Antonio Ribeiro Abreu, foram a julgamento, no dia 24 de julho de 2012, pelo sequestro, morte e ocultação do cadáver do estudante Ivanildo Paiva Barbosa Júnior, e foram condenados a mais de 20 anos de prisão cada um.

De acordo com a decisão do Conselho de Sentença, o réu Smailly Araújo Carvalho da Silva foi condenado a 21 anos e seis meses de prisão em regime fechado, além de 30 dias multa. Já o Antônio Ribeiro Abreu foi condenado a 22 anos e oito meses de prisão em regime fechado, além dos 30 dias multa.

Foram ouvidas 11 testemunhas arroladas no caso e feita acareação entre os acusados e Claudiomar Ferreira dos Santos (já condenado pela participação confessa no crime).

Crime – Ivanildo Paiva de Barbosa Júnior desapareceu na madrugada de 13 de setembro de 2008. Segundo os autos, o estudante, de 19 anos, voltava de uma festa realizada no Parque de Exposições de Imperatriz. Após deixar umas amigas em casa, Ivanildo teria sido abordado pelos policiais (fardados e em uma viatura) quando teria sido transportado no porta-malas do carro até a Estrada do Arroz, no município. No local, o estudante teria sido espancado e morto com um tiro na nuca disparado por Abreu. O corpo do estudante foi encontrado oito dias depois, enterrado em uma cova rasa na referida estrada.

Em interrogatório prestado em Juízo, Claudiomar confessou ter participado de alguns atos relativos ao crime, mas diz que não sabia da intenção dos acusados de matar o estudante. Nas palavras do pagodeiro, dias antes do crime teria ouvido de Smailly que iria abordar alguém a quem pretendia extorquir. No dia do fato, conta, foi acordado às 5h por um telefonema do policial pedindo que ele fosse ao local onde o estudante se encontrava, a fim de monitorá-lo até que o mesmo se achasse em um local deserto. Ainda segundo Claudiomar, na ocasião Smailly pediu que ele levasse uma arma, pois não poderia (Smailly) utilizar a que portava, de propriedade da Corporação.

Porta-malas – Conforme as instruções, Claudiomar seguiu Ivanildo até quando o rapaz deixou uma amiga em casa, momento em que ficou só no carro, o que foi informado a Smailly. Nas palavras do pagodeiro, o policial então teria dito: “Agora, deixa comigo”.

Claudiomar afirmou ainda ter visto o momento em que o estudante foi colocado no porta-malas da viatura pelos policiais (cena registrada pela câmera de segurança de uma loja situada no local), após o que Smailly o teria instruído a segui-los até a Estrada do Arroz, onde os denunciados teriam tirado o estudante do carro.

Chutes – No relato do pagodeiro, Abreu segurou Ivanildo por trás, abraçado ao pescoço do estudante com os braços, “como se o tivesse enforcando, ao mesmo tempoem que Smaillydava chutes no estômago do rapaz. Retornando ao local com umas palhas que os policiais pediram que pegasse, viu Abreu pressionando o pescoço da vítima com a bota, enquanto Smailly, afastado, parecia falar ao telefone. Os policiais teriam então transportado o corpo do estudante para um local que parecia uma grota. Na ocasião, como o rapaz parecesse respirar, Abreu teria batido na cabeça e nas costas do estudante com um cassetete. Como o rapaz continuasse vivo, Abreu teria solicitado a arma que encostou na nuca de Ivanildo, atirando. No dia seguinte ao crime, Smailly teria ligado para Claudiomar informando que estavam no local cavando uma cova para enterrar o corpo da vítima.

Outra testemunha afirma ter visto os policiais, em atitude suspeita, portando ferramentas tipo pá ou enxada, no local onde momentos antes teria ouvido um tiro (na Estrada do Arroz).

Condenações mantidas pelo STJ em 2013

A ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), não conheceu do habeas corpus impetrado por dois ex-policiais acusados de matar o estudante Ivanildo Paiva Barbosa Júnior, em setembro de 2008, na cidade de Imperatriz (MA).

O habeas corpus foi impetrado contra acórdão do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que manteve a sentença de pronúncia dos acusados. Com a pronúncia, eles foram mandados a julgamento pelo tribunal do júri, que os condenou a 21 anos e 22 anos e oito meses de reclusão, com base nos artigos 148, caput, 121, parágrafo 2º, incisos I, III e IV, e 211, combinado com o artigo 69, todos do Código Penal.

No STJ, os impetrantes argumentaram que a sentença de pronúncia teria se baseado em testemunho falso. Tanto a autoridade policial que presidiu o inquérito quanto a mãe da vítima, em instrução de plenário do júri, teriam reconhecido a falsidade da prova contestada.

Supressão de instância

De acordo com a relatora do habeas corpus, ministra Laurita Vaz, a alegada nulidade da decisão de pronúncia não foi analisada pelo TJMA, de forma que a questão levantada no pedido não pode ser decidida pelo STJ, sob pena de supressão de instância.

Além disso, ao contrário do alegado pelos réus, conforme a ministra, o juízo de primeiro grau entendeu que a existência do crime foi devidamente demonstrada e que houve indícios suficientes de autoria, com base nos laudos e depoimentos colhidos, sobretudo a partir do interrogatório de um corréu.

“A via estreita do habeas corpus não comporta análise de questões que envolvam o reexame de provas, como no caso em que se pretende a realização de novo julgamento perante o tribunal do júri, sob o argumento de que a sentença de pronúncia teria se baseado em depoimento falso”, concluiu a ministra.

POLÊMICA: FOTOS MOSTRAM MULHERES POSANDO NUAS EM PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO LUÍS

Agência de Notícias Baluarte

Um grupo de mulheres vem tirando a roupa nas noites de São Luís do Maranhão em praças e locais públicos da capital. 

Mulheres posam nuas na praça Gonçalves Dias 



Segundo informações extraoficiais, as ''camélias'' vem promovendo sessões de fotos onde mostram, além da sensualidade, partes íntimas e total desapego às regras sociais. 


Fotografias que estão sendo compartilhadas pelo WhatsApp estão fazendo a festa dos amantes do sexo frágil, mas há quem diga tratar-se de Crime de Atentado ao Pudor. Já os mais libertários rebatem a afirmação com uma frase nada incomum: - Que delícia! 

Praça do Pescador-Litorânea 



Centro Histórico




Duas mulheres são brutalmente assassinadas na zona rural de São Francisco do Brejão/MA

Blog Cidelândia em Foco 

Duplo homicídio na noite desta terça-feira (06), no povoado Trecho Seco, em São Francisco do Brejão.

Segundo informações, duas mulheres, identificadas como Diely e Vanda (cadeirante), foram alvejadas com 5 tiros em frente a sua residência. Os disparos foram efetuados por dois homens , não identificados, que estavam em uma moto (sem identificação), após o homicídio, deixaram o local rapidamente.

Além das vítimas fatais, algumas pessoas estavam próximas, Diely estava com sua filha no colo, que foi atingida no braço, por um dos disparos, e já foi encaminhada ao hospital, para atendimento médico, e  até o fechamento dessa matéria não obtivemos maiores informações.

Segundo denúncias, as vítimas eram donas de “uma boca de fumo”… Não se sabe o motivo desse duplo homicídio! Execução? acertos de contas? Vamos deixar com as autoridades competentes, afim de investigar o que realmente aconteceu.

HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE APÓS ESTUPRAR CRIANÇA DE 11 ANOS EM SÃO LUÍS

Dimas Alves Coutinho foi preso na quinta-feira (1°) na capital após a polícia constatar o crime por meio de exame. 

G1 MA 

A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA), prendeu em flagrante na quinta-feira (1º), em São Luís, Dimas Alves Coutinho, 58 anos, após ele estuprar uma menina de apenas 11 anos de idade.

Segundo informações da polícia, após o abuso sexual a vítima foi examinada onde foi constatado o crime.

Após as formalidades legais, Dimas Alves Coutinho foi encaminhado ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, na capital, onde permanecerá à disposição da Justiça.

PM REFORMADO É PRESO SUSPEITO DE INTEGRAR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA EM ICATU 

MA 10 

Na manhã desta quinta-feira (1º) dois homens foram presos no município de Icatu suspeitos de cometer  crimes de homicídios e integrar organização criminosa. Um dos presos é policial militar reformado.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a prisão dos suspeitos foi realizada durante a operação “Águas Boas”, por meio de mandado de prisão temporária e busca e apreensão. Jaldenir Rabelo Amaral, conhecido como “Jal” e José Nascimento Freitas Matos, conhecido como “Nhô”, policial reformado, são suspeitos dos crimes de homicídio contra Bruno Pinheiro dos Santos e Werne da Silva Assis Costa, conhecido como “Negão”.  Os homicídios aconteceram no município de Icatu e outros crimes na Região do Munim.

Na casa do policial foram encontradas várias armas de fogo, coletes, botas, bala-clavas, lanternas táticas, fardamentos de segurança privada e da Polícia Militar do Estado.

HOMEM MATA EX-COMPANHEIRA E RECORRE AO SUICÍDIO EM BACABAL 

Blog André Araújo 

Mais um feminicídio é registrado em Bacabal/MA.  O fato aconteceu na noite desta terça-feira (30), por volta das 22h40, na Rua 11 do Bairro Novo Bacabal.

Segundo informações Francineide Francisca Nascimento, 36 anos, foi assassinada a golpes de faca por seu ex-companheiro de nome Iramar Ferreira da Silva. O casal estava separado há algum tempo, porém, Iramar não aceitava em hipótese nenhuma a separação.  Sempre que se encontravam os mesmos discutiam.

OPERAÇÃO ELEIÇÕES REGISTROU 11 ACIDENTES NESTE FIM DE SEMANA DE 2° TURNO

MA 10 

Onze acidentes foram registrados de sexta-feira até este domingo (28) nas rodovias que cortam o Maranhão. Três pessoas morreram e onze ficaram feridas. É o que aponta relatoria da Polícia Rodoviária Federal sobre a Operação Eleições.

Foram penalizados 275 condutores infratores por excesso de velocidade, não uso do cinto de segurança, não uso do capacete, ultrapassagens indevidas e embriaguez ao volante. Além disso, foram realizados 119 testes de alcoolemia, e nenhum acidente por embriagues foi registrado. Também não houve registro de crime eleitoral.

No sábado, foi registrado um na BR-010 em Governador Edison Lobão e outro na BR-316 em Santa Inês. Já no domingo, na BR-135 entre o povoado Entrocamento e a cidade de Miranda do Norte, um jovem de 17 anos perdeu a vida.

Foram prestados 15 auxílios a usuários e 292 pessoas foram alcançadas pelos trabalhos de educação para o trânsito.

PERNA É ENCONTRADA EM CIMA DE TÚMULO EM CEMITÉRIO DE CAXIAS

MA 10 

Foto/reprodução

Em Caxias, uma perna humana amputada foi encontrada por populares em cima de um túmulo no cemitério no bairro Salobro. A Polícia Civil segue investigando o caso.

Assista o vídeo: 

 

POLÍCIA ENCONTRA UM MORTO E OUTRO FERIDO DENTRO DE VEÍCULO EM MATAGAL DE RIBAMAR FIQUENE 

MA 10 

Na madrugada desta quinta-feira (25), uma pessoa foi encontrada morta dentro de um carro e outra foi encontrada ferida em um matagal, no município de Ribamar Fiquene.

Segundo informações da polícia, após informações do caso, os policiais se deslocaram para o local e ao chegar encontraram um homem dentro de um veículo Gol, identificado como Jardel Fernandes Silva, morto com várias  marcas de tiro de arma de fogo. O veículo também estava com várias perfurações.

O homem que foi encontrado no matagal foi resgatado após avistar os policiais e gritar por socorro. Leandro Leal Botelho estava baleado na perna e disse que dois indivíduos em uma moto teriam efetuado vários disparos contra o veículo que eles estavam.

Uma equipe do Instituto de Criminalística e Medicina Legal (ICRIM) esteve no local.

 POLÍCIA PROCURA TERCEIRO SUSPEITO DE ENVOLVIMENTO EM TIROTEIO QUE MATOU DUAS CRIANÇAS EM SANTA INÊS 

Danilo Cutrim Lima, de 28 anos, é apontado como o autor dos disparos que provocou a morte de Jhoniel Ribeiro Rodrigues, 7, e Vitor Gabriel Rodrigues Barros, 8. 

G1 MA

A polícia está à procura de Danilo Cutrim Lima, de 28 anos, apontado como o terceiro suspeito e autor dos disparos no tiroteio que provocou a morte de Jhoniel Ribeiro Rodrigues, 7, e Vitor Gabriel Rodrigues Barros, 8, que brincavam na noite de segunda-feira (22) em uma praça na cidade de Santa Inês, a 250 km de São Luís. Dois suspeitos já foram presos.

Danilo Cutrim Lima, de 28 anos, é apontado como o autor dos disparos que matou dois meninos em Santa Inês — Foto: Divulgação/TV Mirante

A Polícia Civil e Militar se juntou em operação para prender os suspeitos dos crimes. Ao todo seis pessoas acabaram detidas. Entre elas, Leandro Santos Rodrigues, que pelas investigações da polícia é quem dirigia o veículo onde estava o atirador. O alvo seria Raimundo Arlisson de Sousa Félix, 19.

O delegado Éderson Martins, responsável pelo caso, diz que o tiroteio teria sido motivado por vingança já que Raimundo Arlisson, também conhecido como “Gordinho”, teria invadido a casa da família de Leandro Santos e cometido um assalto. “Na verdade ele alega que a motivação teria sido porque o Gordinho teria invadido a residência da avó dele, feito um assalto, rendido todas as pessoas da residência dele, humilhado ele e ele queria cobrar esta dívida. Queria matá-lo e mostrar que ele não poderia fazer isto na residência dele”.

Leandro Santos foi preso três horas depois do tiroteio nas proximidades do terminal rodoviário de Santa Inês. De acordo com a polícia, ele já estava com a passagem comprada apenas esperando o momento de embarcar. O irmão de Leandro, Lailton Santos também foi preso porque, de acordo com as investigações, ele teria fornecido a munição usada no crime.

Raimundo Arlisson foi capturado na manhã de terça-feira (23) pela Polícia Militar (PM) próximo a praça onde o duplo homicídio aconteceu. Pessoas que o reconheceram acionaram a PM. Ele estava em liberdade condicional há quatro meses usando tornozeleira eletrônica e foi preso porque estava andando armado no bairro Vila Adelaide Cabral, onde os crimes aconteceram.

Crianças baleadas brincavam na praça municipal cantor Evaldo Cardoso quando foram atingida por balas perdidas. — Foto: Reprodução/TV Mirante

A polícia está divulgando a foto de Danilo Cutrim Lima e a população pode ajudar a prendê-lo ligando para o 190 que é o número de denúncias da polícia em todo o Maranhão.

HOMEM MATA O PRÓPRIO IRMÃO A TIROS E GOLPES DE FACA NA ZONA RURAL DE CODÓ

Blog do Márcio SIlva 

Um crime abarbaro assustou os moradores do povoado Lagoa da Mata, zona rural de Codó. Um homem identificado como Antônio da Silva Conceição, 30 anos, matou o próprio irmão a tiros de espingarda e golpes de faca na madrugada deste domingo (21). A vítima foi identificada como Valdevan Silva da Conceição, 28 anos.

Valdevan foi vítima do próprio irmão (foto: divulgação)

Testemunhas revelaram aos policiais militares que o assassino discutia teria consumido bebida alcoólica e logo em seguida foi até a residência de seu irmão e iniciaram uma discussão, fato que acontecia com frequência. Minutos depois, os vizinhos da vítima ouviram dois disparos de arma de fogo e viram quando Antônio da Silva saiu correndo do local do crime.

Uma equipe da Policia Militar foi até o local, que fica a cerca de 90 km de distância de Codó, mas não conseguiu capturar o criminoso, que fugiu logo após matar o irmão.

BARRA DO CORDA: JOVEM MORRE APÓS SOFRER DESCARGA ELÉTRICA NO CARREGADOR DO CELULAR

Do Folha da Barra 

Uma mulher identificada por Patrícia de 39 anos, moradora do bairro Vila Nenzin em Barra do Corda, morreu no começo da noite de domingo (21). Segundo as primeiras informações, Patrícia sofreu uma descarga elétrica quando conectava o carregador do celular a tomada. A descarga elétrica foi muito forte que causou a morte da mulher no local.

Muitos casos de choques elétricos acontecem diariamente no país, sendo em sua maioria causados por carregadores de celulares piratas, que não possuem controle de qualidade adequado. Então, não há como saber se o acessório paralelo possui ou não o equipamento que impede choques e mortes.

Nos produtos originais, essa chance é mínima, segundo especialistas. “Os itens oficiais têm sistemas de segurança que desativam o acessório se houver algum problema, em vez de liberar a carga elétrica”. A morte da jovem em Barra do Corda não está ligada a carregador de celular pirata. 

MÃE É PRESA APÓS ESPANCAR E AFOGAR O PRÓPRIO FILHO DE 2 ANOS EM SÃO MATEUS

Blog do Neto Ferreira 

Uma mulher, identificada como Raiane dos Santos Bezerra, foi presa nesta quarta-feira (17), suspeita de espancar e afogar seu filho de dois anos em São Mateus do Maranhão.

De acordo com informações policiais, a denúncia ocorreu após a entrada da vítima no Posto de Saúde do município.

Segundo os profissionais da saúde presentes no local, a criança apresentava sinais de maus tratos.

A Polícia Militar informou que a criança foi colocada dentro de um balde com água, após ter sido violentada brutalmente pela mãe. De acordo com o Conselho Tutelar, havia diversos registros de denúncia contra a suspeita.

Diante dos fatos, Raiane dos Santos Bezerra foi conduzida até a Delegacia de Polícia Civil, onde recebeu voz de prisão.

Garota de programa é brutalmente esfaqueada no município de Joselândia/MA 

Informações: Blog do Nelsinho Paz

Uma mulher, ainda não identificada, foi brutalmente esfaqueada por um homem na noite de segunda-feira (15), na cidade de Joselândia (MA). Ela foi encaminhada às pressas para o Hospital (Socorrão) de Presidente Dutra (MA), onde permanece internada em estado gravíssimo.

Vítima está internada no Socorrão de Presidente Dutra 

Segundo informações dos leitores do Blog do Carlinhos, o  crime aconteceu no Bar das Meninas, um frequentado prostíbulo (cabaré) da cidade, próximo ao posto de combustível do Domingos. 

Um vídeo gravado de um aparelho celular registrou o momento em que o agressor e vítima saem do local e começam a travar uma discussão. As imagens mostram ainda pessoas saindo do bar e correndo assustadas no momento em que o suspeito começa esfaquear a vítima. 

A polícia militar foi acionada, a guarnição de Joselândia esteve no local, encontrou a mulher ferida, perdendo muito sangue, prestou socorro e conseguiu prender o acusado. A vítima recebeu os primeiros socorros no hospital da cidade e foi encaminhada para o hospital macrorregional em Presidente Dutra, onde passou por cirurgia e permanece internada em estado grave. 

O hospital ainda não identificou o nome e a cidade natal da vítima. Segundo informações, a garota era novata no bar. “Ela tinha chegado a pouco tempo em Joselândia, soube que veio de Barra do Corda, alguns falavam de Grajaú, mas que estava vindo de Pedreiras trabalhar aqui. Ouvi dizer que se chamava Ceiça, mas nem isso se tem certeza dessa pobre mulher”, relatou um leitor do blog. 

O suspeito foi identificado como Antônio Luís, de família conhecida e respeitada na cidade de Joselândia. Ele segue preso, a disposição da Justiça.

 FLÁVIO DINO FALA EM SERIEDADE E HONESTIDADE NO TRATO DO DINHEIRO PÚBLICO EM SEU SEGUNDO MANDATO

O atual governador foi reeleito neste domingo (7) com 1.867.396 milhões de votos no 1º turno das eleições

G1 MA 

Em entrevista à TV Mirante, Flávio Dino (PCdoB) falou sobre quais serão as prioridades de seu segundo mandato como governador do Maranhão após ser reeleito. Durante a tarde desta segunda (8), ele passou a tarde em seu gabinete no Palácio dos Leões, em São Luís.

Dino fez um balanço dos últimos quatro anos do governo e fez uma expectativa para o próximo mandato.

“Uma avaliação positiva, claro, em razão do resultado eleitoral, que corrobora, que confirma os caminhos que nós adotamos. Seriedade no trato do dinheiro público, gestão fiscal responsável em um quadro de muitas dificuldades econômicas no país e, acima de tudo, com muitos resultados em todas as áreas, como nós demonstramos n a campanha eleitoral. Avançamos na educação, melhoramos no IDEB, ou seja, qualidade no ensino. Diminuímos a violência sensivelmente”, declarou Dino.

Em outro momento, prometeu muito trabalho em seu novo mandato e falou novamente em seriedade no uso do dinheiro público.

“Trabalho, muito trabalho, como sempre fiz na minha vida inteira nos três poderes do estado. No judiciário, no executivo e no legislativo ... 29 anos no serviço público, que é o período que eu exerço funções de concurso, por eleição. Muita seriedade, honestidade no trato do dinheiro público, sem dúvida, e, ao mesmo tempo mais política social”, afirmou o governador reeleito.

Flávio Dino, do PCdoB, recebeu 1.867.396 milhões de votos no 1º turno das eleições, o que corresponde a 59,29% dos votos válidos, contra 30,07% de Roseana Sarney (MDB). Veja a apuração completa no estado. Veja a apuração completa no estado.

A reeleição de Dino também reelege a vice-governador o empresário Carlos Brandão, do PRB. A coligação que apoiou a candidatura se chama "Todos pelo Maranhão" e foi composta pelo PCdoB, PDT, PRB, PPS, PTB, DEM, PP, PR, PTC, PPL, PROS, AVANTE, PEN, PT, PSB e Solidariedade.

JOVEM DE ITAPECURU-MIRIM É ENCONTRADA MORTA ENROLADA EM LENÇOL EM SÃO PAULO

Informações G1 

A Polícia Civil de Jarinu (SP) identificou o corpo que foi encontrado enrolado em um lençol às margens de um córrego, no domingo (30). A vítima, Thaynara Oliveira, de 25 anos, morava no nordeste e tinha um filho de 9 anos.

De acordo com a polícia, a família foi informada sobre a morte na noite de segunda-feira (1º), assim que a identidade foi confirmada através de exames.

Ao G1, Antônio Pereira, pai de Thaynara, contou que a jovem deixa um filho de 9 anos, que mora com os avós na cidade natal dela, Itapecuru-Mirim – município de 67 mil habitantes no interior do Maranhão.

O corpo de Thaynara foi encontrado às margens de um córrego que passa por uma fazenda na Estrada Juvenal de Sousa, no bairro Bom Retiro. A jovem estava vestida com calça jeans e blusa preta. A perícia identificou uma lesão na região do pescoço e o nariz dela estava aparentemente quebrado.

A perícia fez análises no local em que a vítima foi encontrada e o caso foi registrado na delegacia da cidade.

Nas redes sociais de Thaynara consta que ela trabalhou como operadora de caixa e mudou-se para Itatiba (SP) em abril de 2017, onde morava sozinha em um apartamento.

A tatuagem que Thaynara tinha no braço, com o nome “Thalyson”, é uma homenagem ao filho. Alguns amigos lamentaram a morte da jovem na internet.

“Uma moça tão linda, jovem e com a vida toda pela frente”, disse uma amiga. “Que você esteja em um bom lugar”, comentou outro perfil.

SÃO LUÍS: EX-COMPANHEIRO TENTA INCENDIAR CARRO DE MULHER COM MEDIDA PROTETIVA

MA 10 

Um homem foi preso em São Luís nesta quarta-feira (26) por descumprimento de medida protetiva. Rawlysson Ruano Melo Muniz, 28 anos, foi abordado pela equipe Patrulha Maria da Penha, após ser flagrado seguindo a ex-companheira que havia saído do trabalho com a mãe, na Avenida 3 do bairro Vinhais.

O suspeito estava em uma motocicleta e teria aproveitado um engarrafamento para abrir a porta do carro da vítima e despejar um galão de gasolina no veículo para tentar incendiá-lo. A vítima tentou fugir do agressor desesperadamente, voltou ao local de trabalho e fez contato imediatamente com a Patrulha Maria da Penha, vinculada à Polícia Militar do Maranhão. Em seguida, os policiais tentaram levar a vítima para registrar ocorrência e se depararam com o agressor, que tentou fugir em alta velocidade.

Durante a perseguição, Rawlysson Ruano não obedeceu ordem de parada e acabou colidindo com o meio fio da Avenida Daniel de La Touche. Mesmo depois de cair da moto, Rawlysson tentou fugir a pé, mas foi preso pela guarnição. O conduzido foi entregue na Delegacia Especial da Mulher com pequenas escoriações devido a queda da motocicleta durante a fuga. Foi feito o flagrante de delito em desfavor dele pelo crime de tentativa de feminícidio.

POLÍCIA PRENDE ESTUPRADOR DE CRIANÇA DE 7 ANOS EM SÃO LUÍS 

Blog do Gilberto Lima 

A Polícia Civil do Maranhão, através da Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA), iniciou investigação visando apurar o delito de estupro de vulnerável contra uma criança de iniciais M.C.S.P, de 7 anos.

A acusado, identificado como Lucas Sousa Dos Santos, foi preso na sexta-feira (21), em São Luís. A vítima encontra-se internada no Hospital Materno Infantil, onde está recebendo atendimento médico.

Pelas informações da polícia, ao final do dia, após a colheita de depoimentos e realização de perícia técnica, representou-se pela expedição de mandado de prisão preventiva. De imediato, o pedido foi deferido pelo Poder Judiciário e cumprido em seguida.

O preso foi conduzido pela equipe da DPCA ao Plantão das Cajazeiras, que prestou apoio, para realização das diligências de praxe.

HOMEM É ASSASSINADO DURANTE CAMINHADA POLÍTICA EM CODÓ; VEJA O VÍDEO

Vítima foi encaminhada ao Hospital Geral Municipal, mas não resistiu ao ferimento

Central de Notícias 

Na cidade de Codó, interior do Maranhão, um homem, identificado apenas como Guilherme, foi assassinado na noite dessa quinta-feira (20), durante uma caminhada política no município.

Foto reprodução youtube 

De acordo com testemunhas, Guilherme recebeu um golpe de punhal quando a caminhada atravessava a rua Pernambuco, no bairro São Francisco.

Guilherme foi atacado durante uma briga entre integrantes da caminhada, que contava com a presença dos candidatos Weverton Rocha, Márcio Jerry e Zito Rolim. A vítima foi encaminhada ao Hospital Geral Municipal (HGM) de Codó, mas não resistiu ao ferimento.

Assista o vídeo: 

IDOSA É ASSASSINADA PELO PRÓPRIO FILHO EM ALTO ALEGRE DO PINDARÉ

Rosa Vieira do Nascimento tinha 84 anos e foi morta dentro de casa com cinco golpes de faca; Antônio José Vieira disse ouvir vozes que pediam para que ele matasse a mãe.

G1 MA 

Uma idosa identificada como Rosa Vieira do Nascimento, de 84 anos, foi assassinada na quarta-feira (19) com cinco golpes de faca pelo seu próprio filho reconhecido como Antônio José Vieira, 49, no município de Alto Alegre do Pindaré, a 219 km de São Luís.

Após cometer o crime, o suspeito tentou fugir, mas foi contido por moradores que tentaram linchá-lo. Questionado sobre o motivo do crime, ele disse ouvir vozes que pediam para que ele matasse a mãe.

Segundo informações da polícia, o homem sofre de esquizofrenia e por conta do distúrbio mental ele chegou algumas vezes a ser internado na capital e depois de receber alta continuou fazendo uso de medicamentos e era a mãe quem cuidava dele.

A polícia solicitou um exame psiquiátrico que deve confirmar se ele tem mesmo a doença. Enquanto aguarda o resultado do exame Antônio José vai permanecer na Delegacia de Santa Luzia, a 294 km de São Luís. Caso seja comprovado que ele sofre de transtornos mentais a Polícia Civil vai pedir a internação dele.

Antônio José Vieira está preso na Delegacia de Santa Luzia — Foto: Reprodução/TV Mirante

SUSPEITOS DE ROUBO AOS CORREIOS DE MIRINZAL, TOMBAM EM CONFRONTO COM A PM

MA 10 

Foram mortos em confronto com a polícia na tarde desta quarta-feira (19), em Mirinzal, dois homens suspeitos de envolvimento no roubo aos Correios da cidade. De acordo com o delegado regional de Pinheiro, Oseias Cavalcante, os assaltantes teriam invadido uma residência e recebido a polícia a tiros. Foram mortos Gabriel Rodrigues Ribeiro, o Tangará de 25 anos, e um homem identificado apenas como Jeferson.

O assalto aos Correios aconteceu na manhã desta quarta-feira nos Correios de Mirinzal. Dois homens teriam entrado na agência, rendido o vigilante, um funcionário e um policial que tinha entrado na agência. Os criminosos levaram as armas do vigilante e do policial.

Em nota, a Superintendência Estadual de Operações dos Correios no Maranhão informou que a empresa mantém uma estreita parceria com os órgãos de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal) para troca de informações e estratégias de atuação preventiva e repressiva aos ilícitos. Disse que todas as unidades dos Correios que operam o Banco Postal possuem cofre com retardo de abertura, circuito fechado de TV, alarme e, na maioria das agências, vigilância armada.

É loucura? Secretário de saúde do estado chama o povo de "urubu", em comentário sobre hemodiálise no hospital regional de Chapadinha 

Antenor Ferreira 

Um comentário nada agradável do secretário de saúde do estado, Carlos Lula, tem repercutido em todas as redes sociais e aplicativos. Nele o ilustre comandante da principal pasta do governo Flávio Dino, que concorre à reeleição, chama o povo de "urubus", ao comunicar o tardio início dos atendimentos em hemodiálise, no hospital macro regional de Chapadinha, inaugurado há pouco mais de um mês. 

Carlos Lula menciona uma suposta torcida contra o início dos atendimentos na unidade, confundindo de maneira desequilibrada a reação de muitos de nossos conterrâneos que não acreditavam mais que o hospital um dia viesse a de fato atender o povo. 

Antes do secretário tecer tão vergonhosas palavras, devia recordar que o estado recebeu referida estrutura quase pronta, demorando 04 anos para enfim o entregar à população do Baixo Parnaíba, isso depois de "ns" prazos estipulados, numa situação que inclusive chegou a envergonhar por vezes o deputado estadual Levi Pontes, que também concorre à reeleição. 

Ver uma postura como essa partindo de quem deveria cuidar do povo, é no mínimo revoltante e abre a indagação sobre quem realmente merece está no comando de nosso estado. 

Leia o repugnante comentário: 

POLÍCIA PRENDE HOMEM SUSPEITO DE COMETER 8 ESTUPROS, no interior do MA

MA 10 

Nesta última quinta-feira (13), um homem foi preso, em cumprimento de mandado de prisão preventiva, suspeito de cometer 8 estupros (consumados e tentados), no município de Barão Grajaú.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a equipe de Policiais Civis, coordenada pelo DPC Firmino Vilarinho, prendeu Francivaldo Sousa Barros, de 23 anos após ele ter sido reconhecido por, pelo menos, sete vítimas.

O suspeito teria cometido os crimes entre 20016 e 2018.

A prisão foi realizada pela Polícia Civil do Maranhão, através da Delegacia de Polícia de Barão de Grajaú, com o apoio do DPC José André Almeida dos Santos.

IDOSO É PRESO APÓS TENTAR ABUSAR DE CRIANÇA DE 9 ANOS NO MARANHÃO

Raimundo Nonato Gomes tem 62 anos e foi preso na noite de sábado (8), no município de Davinópolis.

G1 MA 

Um idoso identificado como Raimundo Nonato Gomes, de 62 anos, foi preso na noite de sábado (8), no município de Davinópolis, a 663 km de São Luís, após tentar abusar sexualmente uma menina de apenas nove anos.

Raimundo Nonato Gomes foi preso e encaminhado para delegacia de Davinópolis (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Segundo policiais do 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM) da cidade, após receberem uma denúncia anônima a respeito da tentativa de estupro os policiais decidiram averiguar e encontraram a criança assustada em um terreno baldio.

Ainda de acordo com os policiais após a ação criminosa, o idoso tentou fugir do local, mas foi capturado pela polícia. Em depoimento, Raimundo Nonato confessou a tentativa de estupro contra a garota.

Raimundo Nonato Gomes foi preso e encaminhado até a delegacia de plantão de Davinópolis para realização dos procedimentos legais. Já a criança, foi encaminhada para o Conselho Tutelar da cidade, onde recebeu apoio do órgão.

DUAS PESSOAS PRESAS POR SUSPEITA DE ESTUPRO, APÓS SUMIÇO DE ADOLESCENTE EM SÃO LUÍS

MA 10

Duas pessoas foram presas e um adolescente foi apreendido suspeitos de estupro de vulnerável e fornecimento de substância alcoólica ou que cause dependência física/psíquica contra três adolescentes que estavam desaparecidas, na região da Vila Nova.

Segundo informações da Polícia, os responsáveis pelas adolescentes, de 12 e 13 anos, registraram ocorrência na Delegacia da Cidade Operária relatando que as menores haviam desaparecido após terem sido liberadas da escola.

Na amanhã do último dia 5, o gestor da escola entrou em contato com o comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Osmar, solicitando apoio para localizar as adolescentes em uma provável localização e identificação de um dos suspeitos conhecido como “Loro”.

Chegando no local indicado, o suspeito foi localizado e abordado. O suspeito conduziu as guarnições até a residência onde estavam as menores.

Suspeitando de que crimes sexuais poderiam ter ocorridos contra as meninas, todos foram conduzidos à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, onde foi solicitado exames de conjunção de estupro de vulnerável e por ter fornecido bebida alcoólica ou produto que cause dependência física ou psíquica.

Foram conduzidos, Anderson Nogueira silva, conhecido como “Loro”, Laynnan Naan Almone Santos e um adolescente.

ACIDENTE COM DOIS ÔNIBUS ESCOLARES DEIXA 42 ESTUDANTES FERIDOS NO MARANHÃO

Acidente ocorreu na MA-014, em um povoado da cidade de Viana. Um dos veículos parou para deixar uma aluna na estrada, quando outro ônibus causou uma colisão traseira.

G1 MA 

Um acidente entre dois ônibus escolares deixou ao menos 42 estudantes feridos na MA-014, região da Vila Zizi, na cidade de Viana, a 213 km de São Luís. As informações são da Polícia Militar (PM).

Por volta das 13h desta quinta-feira (6), um dos veículos teria parado para deixar uma aluna na estrada, quando o outro ônibus causou uma colisão traseira. Os alunos, que estavam voltando para casa, ficaram feridos.

"Estava uma chuva fina e parece que os motoristas estavam desenvolvendo uma velocidade superior ao permitido", afirmou o coronel Vieira Aquino, da 2ª Companhia de Polícia de Santa Helena.

Ainda segundo a PM, um adolescente de 16 anos e outra de 18 estão com suspeita de traumatismo craniano e foram encaminhados de helicóptero para São Luís. Três vítimas foram internadas no Hospital Municipal de Viana e outras 37 tiveram ferimentos leves, foram medicados e já liberados.

O motorista do ônibus que sofreu a colisão traseira foi identificado como Rômulo Santos Cutrim Costa. Já o motorista do segundo ônibus foi reconhecido apenas como Joildson.

POLÍCIA APREENDE 216 KG DE MACONHA EM ESTREITO, NO MARANHÃO


Irmãos foram presos ao transportar a droga em um ônibus de turismo

G1 MA 

Polícia Civil no Maranhão apreendeu na madrugada desta segunda-feira (3) 218 tabletes de maconha prensada. Ao todo, a droga pesa 216 quilos.

216 kg de maconha foram apreendidas no município de Estreito,

no Maranhão (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

A droga foi encontrada no município de Estreito, a 756 km de São Luís, com os irmãos José Roberto Coelho Pereira, de 39 anos; e Leobino Coelho Pereira, de 35. Eles transportavam a maconha em um ônibus de turismo e foram presos.

A dupla foi autuada em flagrante pelos crimes de tráfico ilícito de drogas e associação para o tráfico e depois encaminhados à Unidade Prisional de Porto Franco, onde ficarão à disposição da justiça.


José Roberto Coelho Pereira e Leobino Coelho Pereira foram presos por transportar

216 kg de maconha (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

SUSPEITO DE MATAR ESPOSA A FACADAS SE APRESENTA 4 DIAS APÓS O CRIME

No dia 16 de agosto, dez dias antes do crime, Maria Regina procurou a justiça para pedir uma medida protetiva contra que o marido – com quem vivia há 12 anos. A juíza Eugenia Christina Bergamo Albernaz, que atendeu a empregada doméstica, entendeu que não havia motivos para aplicar a lei Maria da Penha. À época Maria Regina, de 44 anos, disse que os conflitos entre o casal eram devido ao “desgaste do convívio matrimonial”.

Ele chegou a ser detido pelos moradores momentos após o crime, mas conseguiu fugir. Os vizinhos foram avisados pela filha de Maria após ela presenciar o crime contra a mãe.

interligado ELEIÇÕES 2018

COMEÇA HOJE 31 de agosto PROPAGANDA NO RÁDIO E NA TV

No primeiro turno a propaganda eleitoral será veiculada até 4 de outubro, três dias antes da votação.

baixo parnaiba

Saiba tudo sobre o baixo parnaiba e região. 

maranhão

Fique por dentro do que acontece no estado.

BRASIL Emundo

Noticias e muito mais.

INTERLIGADO

BAIXO PARNAIBA

NINA RODRIGUES ESTÁ COM BELEZINHA


Zona rural recebe de braços abertos a caravana 22.123, confirmando o favoritismo de Belezinha a Deputada Estadual.

Candidata esteve percorrendo localidades da zona rural, recebendo o apoio incondicional de lideranças e moradores das principais localidades do municipio.


interligado

maranhão

COMEÇA HOJE A PROPAGANDA NO RÁDIO E NA TV

No primeiro turno a propaganda eleitoral será veiculada até 4 de outubro, três dias antes da votação.

 

© Copyright O interligado